Política

Em 2015, TUFILÂNDIA recebe prêmio como o município do Brasil que mais fez investimentos em educação e saúde Publicada em 24/02/2016 16:04:15

Olhar para o futuro

 

 Por Carlos Dias e Martha San Juan França

A pequena Tufilândia, no Maranhão, distante 280 quilômetros da capital São Luís, foi eleita pelo anuário As Melhores Cidades do Brasil como líder no subgrupo Aplicação na Saúde e Educação e, pelo mesmo critério, entre os municípios de pequeno porte. Tem 271 quilômetros quadrados e contava com 5.651 habitantes no último Censo. Está situada na área de influência da Vale, que administra a Estrada de Ferro Carajás e realiza uma série de programas sociais, visando o desenvolvimento da saúde e educação na região.
Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o município supera com folga os limites mínimos de vinculações constitucionais aplicados nas áreas da saúde e educação. Eles são de 25% da receita de impostos e transferências para aplicação exclusivamente na educação e de 15% na saúde. Em Tufilândia, os recursos do orçamento destinados à educação foram de 87,54% em 2014, ante a média nacional de 29,3%. Já na saúde, os gastos somaram, em média, 52,08% do previsto, ante uma média nacional de 22,3%, de acordo com dados registrados na STN.
O levantamento não leva em consideração as informações e condições das contas do município examinadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou em outros órgãos fiscalizadores da União, tampouco a condição do prefeOlhar para o futuroito. São avaliados única e exclusivamente os indicadores, tanto o dado mais recente (2014) quanto ao longo dos dez anos precedentes.

Mais em Política


Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail